Tendências do varejo pós-pandemia
Pesquisa mostra crescimento dos e-commerces e como será o comportamento de compras nos próximos anos
De acordo com a pesquisa “O futuro do consumo num cenário pós-covid-19”, realizada pela Social Miner e o OpinionBox é possivel perceber um crescimento dos e-commerces e como esses irão continuar a se fazer mais presentes na vida dos consumidores mesmo no pós-pandemia.
Durante o período de isolamento, o varejo virtual passou a fazer parte da rotina de muitos consumidores brasileiros. Dados do Ebit, apontam que o faturamento dos e-commerces nos quatro primeiros meses deste ano somou R$ 22,9 bilhões, representando 32% do total alcançado em 2019. Segundo a Social Miner, esse crescimento na demanda acelerou a digitalização de muitas empresas, despertando novas práticas ou mesmo impulsionando aquelas estratégias que vinham ensaiando sua implementação há algum tempo, a exemplo da omnicanalidade (existência da loja ao mesmo tempo em varios canais como fisica e digital mantendo o mesmo padrão de serviço).
Para compreender como essa postura deve implicar em novas mudanças no comportamento do público — inclusive no que diz respeito ao consumo, a Social Miner e o OpinionBox, organizaram um guia que aponta as tendências no varejo e reúne exemplos do que as marcas têm feito e dicas sobre como outras empresas podem adaptar as estratégias à nova realidade do varejo. Separamos três tendências como forma de resumir o que será tendência no pós pandemia, de acordo com a referida pesquisa:
Jornada de compra multicanal ou omnichannel
De acordo com a pesquisa ficou claro que durante a pandemia 22% compraram on-line de lojas das quais já eram clientes no varejo físico e que, além disso, 64% pretendem continuar comprando tanto on-line, quanto off-line. Outro dado interessante é que 31% esperam poder comprar on-line e retirar nas lojas físicas por isso a importancia de mesmo com um e-commerce bem estruturado, as lojas não se descuidarem de seu espaço fisico com layouts interessantes e convidativos a experiência de compra.
Experiências personalizadas
O consumidor busca cada vez mais ser diferenciado da massa, tratado com exclusividade e foi isso que a pesquisa mostrou quando apontou que 14% dos entrevistados relataram que desejavam menos propagandas e mais indicações personalizadas. Além disso, 18% esperam atendimento personalizado.
Posicionamento e apoio aos pequenos negócios
Outro ponto interessante elencado na pesquisa é que a tendência de apoio aos pequenos negócios deverá se manter no pós-pandemia, visto que, 33% preferiram comprar de pequenas lojas e produtores locais durante a quarentena e que 24% continuará com esse comportamento. Interessante perceber que a pesquisa também trouxe uma infomração de como as pessoas tinham conhecimento sobre a existencia desses estabelecimentos locais e ficou comprovado que 10% dos consumidores foi através ações de incentivo à pequenos negócios assim como 6,5% encontraram as lojas on-line por ações sociais.
A Social Miner é uma empresa referência em dados de comportamento e consumo do varejo brasileiro online que, através de tecnologia própria, cria acionáveis que possibilitam grandes marcas a aumentarem a quantidade e qualidade das suas vendas.
Materia adaptada de https://emobile.com.br/site/varejo/pesquisa-mostra-tendencia-no-varejo-pos-pandemia/