O Visual Merchandising e o Design de Loja
Por Raissa Bernd
O Visual Merchandising hoje é uma importante ferramenta para qualquer negócio, principalmente se o seu objetivo é atrair mais clientes e fazer com que tenham uma experiência única de compra. Ele não possui apenas o papel de organização dos produtos dentro do espaço de loja. Hoje, ele é uma expressão artística, que provoca reações emocionais nos consumidores.
O Visual Merchandising existe desde que os primeiros proprietários de lojas tentaram atrair o público com a exibição do nome da marca na fachada do estabelecimento ou com artigos expostos em frente à loja para informar que o negócio estava aberto ao público. Seu conceito foi amplamente divulgado com o surgimento das famosas Galerias na França no século XIX (https://www.galerieslafayette.com/). Devido a elas, o público pode ter acesso a grandiosas vitrines e outros conceitos implementados no interior das lojas. Uma das mais famosas galerias que permanece em atividade até hoje é a Galeria Lafayette, em Paris.
Cintia Lie, coordenadora do curso de Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo, disse: “Quando você entra numa loja, você não precisa de absolutamente nada do que tem lá, mas o VM vai gerar um encantamento e uma história tão incrível que deixará o cliente seduzido e fazer com que ele compre mais um produto”.
O objetivo principal do visual merchandising é comunicar ao público uma mensagem através de sua vitrine e interior de loja. Devido a popularidade e praticidade das compras pela internet nos dias de hoje, as lojas estão sendo cada vez mais pressionadas a conseguir que o consumidor vá até seu espaço físico e realize a compra. Por isso, o visual merchandising é tão importante para que esse espaço atraia a atenção do consumidor e o cative de forma que este realize sua compra, tendo uma experiência de loja positiva.
Para que o visual merchandising funcione bem, é importante que o desenho da loja, ou seja, seu design seja bem feito e a forma de se chegar nesse resultado é através de profissionais capazes de criar um ambiente estimulante e que impulsione as vendas. O design de loja contribui para reafirmar a identidade da marca e auxiliar na estratégia comercial da loja. Seu principal objetivo é expor os produtos da melhor forma possível, combinando ambiente, funcionalidade e um interior confortável.
O visual merchandising é a linguagem de uma loja, é como ela se comunica com os consumidores. Através dos seus princípios, a marca deve ser capaz de dirigir a atenção do cliente a produtos específicos, provocar compras não planejadas e construir uma loja com aspecto visual uniforme, transmitindo uma imagem global e harmoniosa.
Por isso é muito importante a associação de uma estratégia clara de visual merchandising com o design de loja a fim de se criar ambientes agradáveis que estimulem sensações no usuário e lhe proporcionem a melhor experiência de compra possível.