Como utilizar as cores em uma loja
Por Fábio Ribeiro
As cores são essenciais à vida não é mesmo? Você já pensou num mundo sem cor? Como seria sem graça! Na ambientação de uma loja além de torná-la mais agradável e interessante, as cores são capazes de influenciar o comportamento dos consumidores, por isso, precisam ser escolhidas com objetivos bem definidos para que não virem um problema ao invés de estimular a venda.
Um primeiro ponto que precisamos entender é que as cores são relacionadas aos gostos individuais os quais recebem influência da cultura na qual o individuo está inserido, ou seja, uma mesma cor pode transmitir sensações diferentes em pessoas ocidentais em relação a orientais, homens em relação a mulheres, jovens em relação a idosos e etc. Mas uma coisa é fato, as pessoas reagem biologicamente aos impulsos provocados pelas cores! Essas reações estão associadas, na maioria das vezes, ao prazer e a estimulação e cabe ao lojista entender esses fatores a fim de potencializá-los objetivamente no seu ponto de venda.
As cores frias que correspondem aos tons de violeta, azul e verde causam um sentimento de paz e relaxamento enquanto que as cores quentes representadas pelos tons de amarelo, laranja e vermelho estimulam às compulsões. Esses estímulos básicos quando bem ajustados ao ambiente de venda se tornam fortes ferramentas para a condução do consumidor em sua jornada de compra dentro da loja.
Com isso em mente, listamos algumas dicas para utilização das cores na sua loja:
1- Entenda que a loja não é a sua casa, ou seja, seu gosto pessoal deve ser deixado de lado em razão ao objetivo a ser alcançado com o uso da cor no ambiente;
2- Lojas com cores frias (violeta, azul e verde) em especial azul, são apontadas por consumidores como as mais favoráveis para a ambientação das mesmas;
3- Ao contrário das frias, as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) são avaliadas pelos consumidores como menos favoráveis para ambiente de varejo, principalmente o vermelho;
4- Apesar do que foi dito anteriormente, as cores quentes, acentuam a compra por compulsão, por isso, utilizá-la de forma pontual em área de alimentos, produtos em liquidação é uma boa estratégia, tanto é que as lojas de fast-food por exemplo utilizam essa ferramenta como forma de estímulo à venda de seus produtos;
5- Não esqueça que as cores se modificam em relação a luz, por isso, priorize a iluminação natural no ambiente e se for utilizar a iluminação artificial que essa possua um excelente IRC¹.
Como vimos a cor é uma excelente ferramenta para influenciar o comportamento dos consumidores, porém precisam de conhecimentos específicos para que provoquem as reações desejáveis dentro da loja. É um assunto bem vasto e que envolve diversas áreas dentro do varejo e arquitetura, por isso, se você ficou com alguma dúvida, não deixe de nos contatar.
¹ Índice de Reprodução de Cor: é a escala que mede a fidelidade de cor que a iluminação de certa fonte de luz reproduz nos objetos.